quinta-feira, 25 de outubro de 2012

UM RESUMO DA HISTÓRIA DA AQPAINE

A Pastoral dos Índios e dos Negros de Riacho de Santana – BA foi fundada em 28 de agosto 1997 com o objetivo principal de conhecer e escrever uma nova história dos descendentes indígenas e negros desta localidade. Pe. Aldo Lucchetta, italiano, adotou a cidade de Riacho de Santana como sua terra e seus munícipes como sua família. Homem trabalhador, guerreiro se tornou a voz dos menos favorecidos, dos sem voz e sem vez. Realizou muitas obras nesta cidade, mas a sua maior obra foi o trabalho de conscientização que começou com a criação das CEBs na paróquia, catequese e a politização da população que até então vivia embaixo da pata dos governantes. Em meio a este trabalho criou muitas pastorais dentre elas a Pastoral dos Índios e dos Negros – PAINE. Pe. Aldo morreu no dia 28 de março de 1998, vítima de um fatídico acidente de carro. As primeiras atividades realizadas pelo grupo que acabara de nascer foram comemorações de aniversário de membros na sala de reuniões na Casa Paroquial onde reuníamos. Enquanto tentávamos vasculhar a nossa história nos dedicamos ao trabalho social e resgate da cultura local. A PAINE, desde a sua fundação vem caminhando com muitas dificuldades, mas sobrevivendo com seu trabalho de formiguinha. Trabalho este que se estendeu pela zona rural do município onde já temos a organização de 01(uma) comunidade de remanescentes de quilombos na sede do município e 08 (oito) na zona rural, totalizando 09 (nove) comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Cultural Palmares. Com o passar dos anos sentimos a necessidade de fortalecer e organizar melhor o grupo, ou seja, precisaríamos de vida jurídica para que pudéssemos realizar projetos com o objetivo de dar suporte e atender melhor as comunidades citadas anteriormente além de ter acesso a benefícios sociais destinados aos moradores dessas localidades, foi aí que no dia 20 de Dezembro de 2005 criamos a Associação Quilombola da Pastoral dos Índios e dos Negros de Riacho de Santana – BA – AQPAINE. É uma Associação Cultural que busca o resgate da memória histórica dos descendentes de índios e afro-brasileiros e que no primeiro momento buscou reativar a cultura do reisado na cidade e em comunidades rurais próximas a sede do município, também reativamos o carnaval de marchinhas, bem como cantigas de rodas e outras danças não mais praticadas pelos atuais descendentes de quilombos. Por último tentamos revigorar o bumba-meu-boi em parceria com alguns professores do Colégio Estadual Sinésio Costa - CESC. Temos uma rotina de reuniões mensais e, de acordo a necessidade, encontros para estudo e planejamento de ações a serem realizadas. Dentre as ações realizadas pelo grupo destacamos algumas como: a realização de encontro de formação de lideranças, distribuição de complementação alimentar para 45 famílias membros da AQPAINE através da CONAB repassado pela AMMC-RS, acompanhamento de um projeto do MDA – AEGRE desenvolvido através do Instituto TERRAGUA para elaborar o Plano de Desenvolvimento dos serviços de assistência técnica e extensão rural nas comunidades quilombolas em processo de regularização fundiária pelo INCRA na comunidade quilombola de Mata do Sapé. Temos participado de fóruns, encontros de formação para lideranças e professores de comunidades quilombolas, no Território Velho Chico e estaduais inclusive na criação do Conselho Estadual de Comunidades Quilombolas e é importante ressaltar a ação que nos levou a ser um dos proponentes do Edital Pontos de Leitura, o projeto “Uma Leitura da Cultura Negra Riachense” que surgiu com um grupo de professores do Colégio Estadual Sinésio Costa, aqui em Riacho de Santana. Ao estabelecer parceria com a Pastoral dos Índios e dos Negros de Riacho de Santana, a professora Tatyana Di Lissandra, doou uma coleção de 23 títulos que tratam da temática étnico-racial, títulos estes que havia adquirido como prêmio pelo CEERT, por trabalhos desenvolvidos na área. Nesse momento surge a ideia de montar um acervo com o objetivo de beneficiar a comunidade através da promoção de trabalhos com leituras que possibilitassem o desenvolvimento do senso de pertinência e autonomia intelectual; bem como, o apreço pela leitura, atribuindo-lhe significados, conforme, propõe FREIRE. A partir desse momento, houve uma motivação para a aquisição de novos títulos, para a realização dos trabalhos que, até então, vem sendo realizado semanalmente. O trabalho recebeu novos adeptos e é conduzido por um grupo de voluntários que fazem a mediação em relação aos eixos temáticos de cada livro. A metodologia mais relevante se dá através do rodízio de livros: títulos são distribuídos para um determinado grupo e trocados semanalmente, quando fecha o círculo, inicia-se o processo de exploração dos seus conteúdos. Além das leituras convencionais (dos livros), outras formas de leitura são exploradas: filmes, documentários, pesquisas de campo, etc. O público atendido é na sua maioria de jovens, adultos e pessoal de terceira idade. A ideia é ampliar também para o público infantil. Um outro aspecto relevante do trabalho é o fato de muitos dos adeptos, que fazem parte da Pastoral dos Índios e dos Negros, não serem alfabetizados. Para estes, é utilizada uma metodologia diferenciada: o mediador relata o enredo/conteúdo da obra e em seguida explora as ideias principais contextualizando-as com os “saberes” do grupo. Recentemente a AQPAINE foi contemplada com um Ponto de Leitura do Programa Mais Cultura do Estado da Bahia executado pela Fundação Pedro Calmon. A alfabetização deste grupo de adultos é também uma das ações propostas pelo projeto contemplado. Na luta contra a discriminação racial e até mesmo a intolerância religiosa que infelizmente acontece em nosso Município, o que temos feito é apenas trabalho de conscientização, mas existem situações com necessidade maior, que é o caso de assessoria jurídica no acompanhamento de processos abertos contra a prática do crime de racismo. RIACHO DE SANTANA – BA. Fevereiro de 2012.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O I COLÓQUIO DE CULTURA E LITERATURA BAIANA: CAMILLO DE JESUS LIMA & JORGE AMADO

O I COLÓQUIO DE CULTURA E LITERATURA BAIANA: CAMILLO DE JESUS LIMA & JORGE AMADO, proposto pelo GPCLB – Grupo de Pesquisa Cultura e Literatura Baiana, do DCH VI/UNEB, visa promover o diálogo entre pesquisadores de diversos Departamentos da Universidade do Estado da Bahia e de outras Universidades a fim de propiciar o intercâmbio de produções artísticas e científicas que tratam da arte, cultura e literatura na Bahia, tendo como tema “TRAÇADOS MULTIFACETADOS: LÍRICA E FICÇÃO BAIANA”. Este colóquio consagra homenagem aos dois escritores centenários, Jorge Amado e Camillo de Jesus Lima, baianos em prosa e verso. O evento ocorrerá no Campus VI, na cidade de Caetité/Bahia, com Conferência, Minicursos, Mesas-Redondas, Comunicações, Apresentações Artísticas, Lançamento de livros, de CD e de curta-metragem. O público alvo desse evento são estudantes de graduações e pós-graduações, profissionais da educação, artistas e toda a comunidade interessada no assunto em pauta, podendo participar como ouvinte, pesquisador, debatedor.

sábado, 14 de julho de 2012

Blog Falando Francamente - A Notícia do Agreste e do Sertão passa por aqui: Câmara analisa projeto de lei que pune violência c...

Blog Falando Francamente - A Notícia do Agreste e do Sertão passa por aqui: Câmara analisa projeto de lei que pune violência c...: A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 267/11, da deputada Cida Borghetti (PP-PR), que estabelece punições para estudantes que des... Câmara analisa projeto de lei que pune violência contra o professor
A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 267/11, da deputada Cida Borghetti (PP-PR), que estabelece punições para estudantes que desrespeitarem professores ou violarem regras éticas e de comportamento de instituições de ensino. Em caso de descumprimento, o estudante infrator ficará sujeito a suspensão e, na hipótese de reincidência grave, encaminhamento à autoridade judiciária competente. A proposta muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) para incluir o respeito aos códigos de ética e de conduta como responsabilidade e dever da criança e do adolescente na condição de estudante. Indisciplina De acordo com a autora, a indisciplina em sala de aula tornou-se algo rotineiro nas escolas brasileiras e o número de casos de violência contra professores aumenta assustadoramente. Ela diz que, além dos episódios de violência física contra os educadores, há casos de agressões verbais, que, em muitos casos, acabam sem punição. O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Quando eu era estudante do ensino médio, os meus professores me serviam de referência, era possível ser amiga deles. Ao mesmo tempo em que podíamos brincar com eles, havia um respeito enorme por aqueles que nos ensinavam um pouco mais dia a dia. É muito triste perceber que o desrespeito e a violência ao professor imperam no dia de hoje. Amannda Oliveira

domingo, 22 de abril de 2012

Dança da Jiboia

O I ECELENA/I EGPLEC realizado nos dias 16 a 19 de abril no Campus VI da UNEB em Caetité foi maravilhoso. Nós da Pastoral estivemos presentes no dia 19/04 com a apresentação de documentário sobre o Ponto de Leitura da AQPAINE e atividade cultural (Dança da Jiboia e Dona Mariquinha. Os agradecimentos do grupo à equipe de organização do evento, em especial aos prfessores Tupy e Patrícia Pina, que nos oportunizaram com a participação em tão grandioso evento.A vocês os nossos sinceros agradecimentos. [...] Ler para viver. Ler a vida. Ler para ampliar as perspectivas,
para associar ideias, para reinventar o mundo, a partir da condição pessoal[...]

Eliana Yunes.






Ler é entusiasmar-se pelo sonho e pela fantasia de poder viajar num mundo em que não tenha dimensões ;
Ler é sobretudo inaugurar-se no âmbito novo do prazer da leitura;
Ler é antes de mais nada seduzir por si próprio numa visão e imaginação de mundo infinita...
Eliene Silva

sábado, 17 de março de 2012

1º CLISERTÃO, 14 A 20 DE MAIO EM PETROLINA

O I CLISERTÃO-Congresso Internacional do Livro, da Leitura e da Literatura-foi lançado no dia 14/3. Divulguem o site www.clisertao.com para que possamos interagir com todos que queiram participar desse evento importantíssimo para a reinvenção do Sertão como espaço imagético-discursivo. Petrolina espera por vocês de braços abertos e de coração quente (como a nossa terra). Abraços a Todos e obrigado pelo apoio (em nome da UPE e da Fundarpe/Sec. Estadual de Cultura de Pernambuco).

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A FORMAÇÃO DA LITERATURA BRASILEIRA NA VISÃO DE ANTÔNIO CÂNDIDO E AFRÂNIO COUTINHO

Os críticos literários de Afrânio Coutinho e Antônio Cândido causaram muita polemica acerca da formação da literatura brasileira. Ambos apresentam concepções distintas. Para Afrânio Coutinho, a literatura brasileira tem seu início a partir da colonização portuguesa, desde o momento que aqui chegaram os portugueses reiterando que a literatura também se fortalece no barroco. Partindo desta concepção, é fato que a literatura brasileira tem passado por fases distintas, desde o seu “nascimento e infância” com a chegada dos portugueses até a fase “adulta”. Coutinho traz a ideia de que o fazer da história do Brasil e da literatura brasileira acontecem de forma linear a partir das novas vivências e manifestações culturais já existentes por aqui. Refletindo sobre as concepções de Afrânio Coutinho, acerca de quando se pode considerar uma literatura puramente brasileira, observa-se que este fato só pode acontecer a partir de um processo de organização do Estado Nacional. Se não existe esta organização pode existir uma nação? Enquanto os portugueses chegavam às terras onde hoje é o Brasil produzia-se a chamada Literatura da informação, denominação dada às manifestações literárias ocorridas neste território no século XVI. Esses escritores tratam de registros documentais, conclui-se que as informações contidas na Carta de Caminha além do caráter informativo foi registrado sob olhar estrangeiro. Ainda desta época, não podemos desconsiderar a “literatura Jesuítica” na poesia de Anchieta e nos sermões de Antônio Vieira primeiros registros de cunho literário. Os autores de tais obras, porém são europeus e o território que acaba de ser apossado do território que ora passa a pertencer a Portugal. Dentro desse contexto, Cândido defende a ideia de a literatura puramente brasileira ter seus primeiros registros constituídos e associados ao processo de organização do Estado Nacional. Entendemos que a problemática histórica posta quando se discute e se procura compreender a constituição da literatura brasileira, não pode ser dissociada do processo de organização de tal modo que é um critério de valor para uma obra ser considerada digna de ser inserida na história da literatura brasileira. O Brasil preexistia à constituição Nacional. Isso quer dizer que teríamos já uma literatura brasileira antes mesmo da existência do Brasil ou da nação brasileira. Mas, é possível conceber, historicamente, uma literatura antes do Estado Nacional, num território em condições de colônia. Segundo as concepções de Cândido isso só é possível a partir da organização do Estado, ou seja, a partir da existência de uma nação. Por: Maria Lúcia de Jesus e Edinalva Pereira

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL E ANO NOVO




“Natal é festa da simplicidade. Das crianças, dos Anjos, dos velhos... é festa de todos os homens!
Tudo o que Jesus fez na terra, foi para nos dar o exemplo. Se nasceu numa mangedoura, foi para nos ensinar que a simplicidade faz parte do nosso caminho; se recebeu ouro, foi para que saibamos que existem tesouros valiosos que nos pertencem de direito: a amizade e o amor.
Se recebeu incenso e mirra foi para nos mostrar que a vida também tem seu perfume, mesmo quando estamos fechados a tudo ao nosso redor.
Se Deus nos permite festejar o aniversário de Cristo, isso também é por nós, não por Ele, pois é o período onde as pessoas se esquecem um pouquinho de si mesmas para pensarem nos outros.
Este foi um ano de alegrias, correrias e realizações. Mas o mais importante é refletir sobre os acontecimentos, a jornada do dia-a-dia e, concluir ao final, que tivemos um saldo positivo de crescimento e aprendizado. Agradecemos a todos os membros, parceiros e colaboradores da Associação Quilombola da Pastoral dos Índios e dos Negros de Riacho de Santana - AQPAINE por um ano de trabalho, cooperação, confiança e dedicação. Desejamos que este Natal seja o início da construção de um caminho de amor, alegria e de esperança”. Feliz Natal e Ano Novo!

domingo, 23 de outubro de 2011

Ministério decide ampliar número de horas de aula diárias

Ministério decide ampliar número de horas de aula diárias. Secretária anuncia que proposta de elevar número de dias letivos foi rejeitada. Projeto vai para o Congresso em 15 dias.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/ministerio-decide-ampliar-numero-de-horas-de-aula-diarias/n1597302994070.html

Priscilla Borges, iG Brasília | 20/10/2011 18:47

Texto:


As escolas brasileiras deverão ter mais horas de aula todos os dias. A proposta que sairá do Ministério da Educação para o Congresso Nacional é de ampliar a jornada escolar dos estudantes do País das atuais 800 horas anuais para 1 mil por ano. Isso significa uma carga horária de cinco horas de aula diárias. De acordo com a secretária de Educação Básica do MEC, Pilar Lacerda, o ministério não pedirá aumento no número de dias letivos, como sugeriu inicialmente o ministro Fernando Haddad.

Em entrevista ao iG, Pilar contou que a proposta foi descartada pelos participantes de reunião técnica realizada nesta terça-feira no MEC. Participaram das discussões, que duraram todo o dia, entidades representantes de estudantes, professores e gestores, além de parlamentares e pesquisadores. Inúmeras dificuldades foram apontadas pelos diretores de escolas, segundo ela, entre o tamanho do calendário escolar e as férias dos professores.

“Incluindo recessos, férias, tempo de formação dos professores, é impossível fechar em 220 dias letivos. Eu acho que o mais importante é ter mais tempo na escola, caminhando para a escola integral”, comenta a secretária. Ela garantiu que o projeto completo estará no Congresso, nas mãos dos deputados Lelo Coimbra (PMDB-ES) e Fátima Bezerra (PT-RN), em 15 dias “no máximo”.

Mais cedo, Pilar havia comunicado a decisão de descartar a proposta de ampliação dos dias letivos pelo Twitter. “Após reunião no MEC, no dia 18/10, com professores, alunos, gestores, parlamentares, pesquisadores, ficou claro que não teremos aumento dos dias letivos de 200 para 220. O consenso é aumentar a carga horária diária, e o Legislativo receberá a proposta consensuada nesta reunião e assumida pelo MEC”, escreveu.

Há pouco mais de um mês, Haddad anunciou em Brasília que estava discutindo o tema com secretários estaduais e municipais de educação. A justificativa para se repensar a quantidade de tempo que os alunos brasileiros passam em sala de aula é o aprendizado. Um estudo feito pelo pesquisador Ricardo Paes de Barros motivou o ministro a discutir a ampliação da jornada escolar. A pesquisa diz que o desempenho dos estudantes melhora com o tempo que passam expostos ao conhecimento.

Pelo Twitter, Pilar reafirmou a ideia a um internauta que questionou por que mudar o período de aulas. “Porque está provado que o tempo de escola influencia a aprendizagem. Repensar o projeto implica repensar os tempos de escola”, afirmou. Em resposta à outra indagação sobre as condições físicas das escolas para atenderem à nova demanda, a secretária respondeu que é preciso investir em tudo e “recuperar o tempo perdido com inovação e ousadia”.

Pilar garantiu que as redes de ensino terão um tempo para se adequar à nova proposta, ainda não definido.

Discussões preliminares

Haddad havia dito que achava mais fácil ampliar os dias letivos do que a carga horária diária por conta da falta de infraestrutura de muitos colégios. No entanto, o ministro havia dito que as duas ideias poderiam ser aplicadas simultaneamente. Ele também garantiu, quando anunciou as discussões sobre o tema, que não enviaria nenhum projeto de lei ao Congresso Nacional antes que um consenso entre as entidades que terão de “executar a medida” fosse encontrado.

Em maio deste ano, a Comissão de Educação do Senado aprovou um projeto de lei que aumenta a carga horária mínima para a educação infantil, o ensino fundamental e o médio de 800h para 960 h anuais. Na discussão dos senadores, não houve previsão de quanto custaria essa ampliação. A matéria está na Câmara dos Deputados para apreciação.

sábado, 15 de outubro de 2011

Mara Lu: CAMPANHA PARA AQUISIÇÃO DE MOBILIÁRIO PARA O PONTO DE LEITURA DA AQPAINE

Mara Lu: CAMPANHA PARA AQUISIÇÃO DE MOBILIÁRIO PARA O PONTO DE LEITURA DA AQPAINE

Obrigada Professor

Obrigada por fazer do aprendizado não um trabalho, mas um contentamento. Por fazer com que me sentisse pessoa de valor; por me ajudar a descobrir o que fazer de melhor e, assim, fazê-lo cada vez melhor. Obrigada por afastar o medo das coisas que eu pudesse não compreender; levando-me, por fim, a compreendê-las... Por resolver o que achava complicado... Por ser pessoa digna de total confiança e a quem eu possa recorrer quando a vida se mostrar difícil...
Meu agradecimento por repartir seus conhecimentos, colocando em minhas mãos as ferramentas com as quais abrirei novos horizontes, rumo à satisfação plena dos ideais humanos e profissionais. Obrigada por me convencer de que eu era melhor do que suspeitava. Feliz dia dos Professores a você que professor que contribui
diretamente para a formação de cidadãos desse país!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

CAMPANHA PARA AQUISIÇÃO DE MOBILIÁRIO PARA O PONTO DE LEITURA DA AQPAINE


Memorando nº 01/AQPAINE
Em 01 de Outubro de 2011.

Ao Senhor (a): Que possa vir a interessar.

Assunto: Aquisição de mobiliário.
1. Nos termos do plano de estratégia estabelecido na reunião mensal de julho deste ano, solicitamos a Vossa Senhoria a contribuição de 10,00 (dez reais), ou outros valores, para aquisição de mobiliários para montagem do Ponto de Leitura do Prêmio Mais Cultura do Estado da Bahia.

2. A AQPAINE é uma instituição sem fins lucrativos e desenvolve um trabalho pastoral, social, cultural e de resgate da memória-histórica através do voluntariado, portanto não dispomos de recursos necessários para a aquisição dos móveis.

3. Especificações do projeto: O Prêmio no valor de 20.000,00 (vinte mil reais), concedido a AQPAINE pelo programa Mais Cultura do Estado da Bahia, destina-se totalmente a aquisição de acervo e alguns equipamentos eletrônicos destinados à leitura.

4. Por fim, segue em anexo o orçamento do mobiliário a ser adquirido.


Atenciosamente,

MARIA LÚCIA DE JESUS
Presidente da AQPAINE



SUA COLABORAÇÃO E MUITO IMPORTANTE

DEPÓSITO: BANCO DO BRASIL
Ag: 1123-1
Conta Corrente:26.639-6
Favorecido: Associação Quilombola da Pastoral dos Índios e dos Negros

Informações:
77 9985 3543/77 3457 2799: Marilúcia
77 9975 2306/77 3457 2281: Maria Lúcia
77 9935 1577/77 3457 2461: Norivalda

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

REFORMA CONCLUÍDA


Parte externa da casa: Frente.

Sala 1: Onde ficarão as prateleiras com os livros.

Sala 2: Equipamentos Eletrônicos


Corredor


Sala 3: Destinada a leitura, oficinas, contação de histórias, estudos, pesquisas...


Mais uma etapa realizada do projeto de montagem do Ponto de Leitura...

Venha ser nosso parceiro.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

REFORMA DO LOCAL ONDE FUNCIONARÁ O PONTO DE LEITURA

O Ponto de Leitura da AQPAINE funcionará na "casa de Dona Maria Amaral" localizado na Praça da Igreja Matriz, imóvel que atualmente pertence à Paróquia Nossa Senhora da Glória onde funcionava a Escola Creche Casulo Nossa Senhora da Glória.

Parte do imóvel foi emprestado à AQPAINE para instalação do Ponto de Leitura.

Seguem algumas fotos da reforma do local.



















terça-feira, 21 de junho de 2011

Associação Quilombola da Pastoral dos Índios e dos Negros de Riacho de Santana – BA – AQPAINE participa da cerimônia de premiação do Prêmio Mais Cultura de Pontos de Leitura do Estado da Bahia com a presença do Governador Jaques Wagner.


A Fundação Pedro Calmon/SecultBA realizou ontem, dia 20, às 14 horas, no Palácio da Aclamação (Campo Grande) em Salvador a cerimônia de premiação e assinatura do Termo de Acordo e Compromisso do Prêmio Mais Cultura do Estado da Bahia – Edital 001/2010.
A solenidade contou com a presença do Governador, representantes do Ministério da Cultura (MinC) e das instituições premiadas com os 146 Pontos de Leitura para 96 Municípios.



Associação Quilombola da Pastoral dos Índios e dos Negros de Riacho de Santana – BA – AQPAINE na pessoa da Presidente Maria Lúcia de Jesus Assinou o TAC (Termo de Acordo e Compromisso) na presença do Governador Jaques Wagner, representando as 146 instituições e pessoas físicas contempladas com o Prêmio.

“Esse prêmio é voltado para o incentivo às ações culturais que fomentem a democratização do acesso gratuito aos livros, revistas, periódicos e outros suportes. O objetivo principal é ampliar as perspectivas de inclusão social, por meio do fortalecimento da prática da leitura, além de promover a formação de redes sociais e culturais, combatendo os baixos índices de leitura”.



Riacho de Santana foi contemplado com dois pontos de Leitura, um para a Associação Quilombola da Pastoral dos Índios e dos Negros de Riacho de Santana – BA – AQPAINE e um para Associação das Escolas Comunitárias e Famílias Agrícolas da Bahia – AECOFABA representada pelo Presidente Antônio e Secretário Executivo Joaquim Nogueira.







Importância do Prêmio para AQPAINE/Riacho de Santana – BA.
Além da busca do conhecimento através de instrumentos de leitura, cultura e fortalecimento da identidade dos nossos povos desde a Educação Infantil passando por todas as etapas inclusive a Educação de Jovens e Adultos, para nós da Pastoral dos Índios e Negros de Riacho de Santana - PAINE/AQPAINE – RS em especial que em seus 13 anos de existência temos a organização de 01(uma) comunidade de remanescentes de quilombos na sede do município e 08 (oito) na zona rural totalizando 09 (nove) comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Cultural Palmares, das quais 03 (três) estão em processo de demarcação pelo INCRA, é um passo a mais para conquista do nosso objetivo que é reescrever a nossa história.



Este recurso trará oportunidade de ampliar o que já vem sendo desenvolvido, trazendo inovações, mais estímulo e vigor para continuar a luta por dias melhores. São iniciativas como estas que a Bahia e o Brasil precisam para minimizar a desigualdade social ainda existente.


terça-feira, 24 de maio de 2011

O ADEUS A ABDIAS NASCIMENTO

Morre no Rio Abdias Nascimento, ativista do movimento negro
Ele faleceu aos 97 anos na noite de segunda-feira (23).
Ativista estava internado há dois meses.



O ativista do movimento negro Abdias Nascimento morreu na noite de segunda-feira (23). A informação foi confirmada pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (Ceap) na tarde desta terça-feira (24).
Segundo Ivanir Santos, do conselho estratégico do Ceap, Abdias, de 97 anos, estava internado no Hospital dos Servidores, no Centro do Rio, há dois meses e sofria de diabetes.
De acordo com nota enviada pelo hospital, ele teve uma insuficiênica cardíaca na unidade. Ainda segundo o hospital, ele estava internado por complicações cardíacas desde o dia 15 de abril.
Ativista desde a década de 1930, Abdias fundou o Teatro Experimental do Negro (TEN) em 1944 e criou o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros (Ipeafro) em 1981 para continuar sua luta pelos direitos do povo negro, sobretudo nas áreas da educação e da cultura.
Abdias também foi Deputado Federal, Senador e Secretário de Defesa e Promoção das Populações Afro-Brasileiras do Estado do Rio de Janeiro, de 1991 a 1994.
O velório e enterro do ativista ainda não têm local nem data definidos.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/05/morre-no-rio-abdias-nascimento-ativista-do-movimento-negro.html



Memória: uma trajetória de lutas e conquistas

Ao espelho te vejo negrinho
Te reconheço garoto negro
Vivemos a mesma infância
A melancolia partilhada do teu profundo olhar
Era a senha e a contra senha
Identificando nosso destino
Confraria dos humilhados
A povoar de terna lembrança
Esta minha evocação de Franca


Biografia

As raízes africanas mergulham em terra brasileira, e brota no interior de São Paulo e Minas a vida do menino Abdias. Nascido em Franca, capital dos calçados, conheceu descalço a vida rural e urbana daquele tempo ainda perto da escravatura. Trabalhava na cidade e brincava nas fazendas onde sua mãe prestava serviços, às vezes como ama-de-leite. Desse tempo ficam as lembranças e os anseios de liberdade expressos no vôo de pássaros e borboletas.
Como adulto, os múltiplos talentos e formas de expressão de Abdias Nascimento voltam-se todos para o avanço da causa anti-racista.
Na dramaturgia, poesia e pintura, no engajamento na luta internacional pan-africanista e na atuação como deputado federal, senador e secretário de estado, desenvolve aspectos dessa luta, a que dedicou plenamente uma vida de 90 anos.
Nasce em Franca, SP, em 1914, o segundo filho de Dona Josina, a doceira da cidade, e Seu Bem-Bem, músico e sapateiro. Abdias cresce numa família coesa, carinhosa e organizada, porém pobre, e vai se diplomar em contabilidade pelo Atheneu Francano em 1929.
Com 15 anos, alista-se no exército e vai morar na capital São Paulo. Na década dos 1930, engaja-se na Frente Negra Brasileira e luta contra a segregação racial em estabelecimentos comerciais da cidade. Prossegue na luta contra o racismo organizando o Congresso Afro-Campineiro em 1938. Funda em 1944 o Teatro Experimental do Negro, entidade que patrocina a Convenção Nacional do Negro em 1945-46.
A Convenção propõe à Assembléia Nacional Constituinte de 1946 a inclusão de políticas públicas para a população afro-descendente e um dispositivo constitucional definindo a discriminação racial como crime de lesa-pátria.
À frente do TEN, Abdias organiza o 1º Congresso do Negro Brasileiro em 1950.
Militante do antigo PTB, após o golpe de 1964 participa desde o exílio na formação do PDT. Já no Brasil, lidera em 1981 a criação da Secretaria do Movimento Negro do PDT.
Na qualidade de primeiro deputado federal afro-brasileiro a dedicar seu mandato à luta contra o racismo (1983-87), apresenta projetos de lei definindo o racismo como crime e criando mecanismos de ação compensatória para construir a verdadeira igualdade para os negros na sociedade brasileira. Como senador da República (1991, 1996-99), continua essa linha de atuação.
O Governador Leonel Brizola o nomeia Secretário de Defesa e Promoção das Populações Afro-Brasileiras do Estado do Rio de Janeiro (1991-94). Mais tarde, é nomeado primeiro titular da Secretaria Estadual de Cidadania e Direitos Humanos (1999-2000).




O LEGADO


"A ausência de liberdade e de garantias para um trabalho desse tipo, derivado do reforço repressivo de fins de 1968, me conduziram aos Estados Unidos desde aquela data, e com isto o Teatro Experimental do Negro, como também o Museu de Arte Negra, como instituições visíveis, deixaram de existir. Porém, visto de outra forma, as atividades do TEN e do MAN tiveram prosseguimento noutro contexto, na luta mais ampla do pan-africanismo".

- Abdias Nascimento, O quilombismo, 2ª ed. (Brasília/Rio: Fundação Cultural Palmares/ OR Editor, 2002), pág. 150.

ATUAÇÃO INTERNACIONAL.





Em 1968, Abdias viaja aos Estados Unidos com apoio da Fundação Fairfield, para encontrar-se com lideranças do movimento social afro-norteamericano. No roteiro dessa viagem, visita a Spirit House, do poeta Amiri Baraka (LeRoi Jones) em Newark. Viaja também a Oakland, Califórnia, onde é recebido por Bobby Seale na sede dos Panteras Negras. Visita várias instituições no Harlem, em Nova Iorque, inclusive o Negro Theater Ensemble. (mais: http://www.abdias.com.br/exilio/exilio.htm)

ABDIAS NASCIMENTO E O PAN-AFRICANISMO

O primeiro grito internacional de Abdias do Nascimento
A incômoda voz de Abdias do Nascimento irrompeu pela primeira vez no âmbito internacional quando ele enviou sua "carta-declaração-manifesto" ao 1º Festival Mundial das Artes e das Culturas Negras, realizado em Dacar, Senegal, em 1966 [reproduzida neste volume como Apêndice de Sitiado em Lagos]. (mais: http://www.abdias.com.br/exilio/exilio.htm)

PRONUNCIAMENTO DE ABERTURA

2ª Plenária Nacional de Entidades Negras Rumo à 3ª Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Formas Correlatas de Intolerância, Rio de Janeiro, 11 de maio de 2001
Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
"Acusamos o Brasil do crime de racismo, de genocídio contra os povos indígenas e afrodescendentes".

Laroiê!

Minhas irmãs e meus irmãos; colegas e companheiros militantes do movimento negro de todo o país, saúdo vocês na pessoa dos integrantes da Comissão Organizadora do Fórum Nacional de Entidades Negras, aqui representada pelo poeta Éle Semog.
Às mulheres negras organizadas, Geledés, Criola, Casa Dandara, Coletivo N'Zinga, Fala Preta!, enfim, a todas as entidades de mulheres negras que atuam pelo país afora, um axé especial. Viva o exemplo de Luísa Mahin!
Aos povos indígenas, nossa saudação fraterna. Todas as deliberações do movimento negro os incluem em solidariedade, guardadas as características específicas de sua luta.
Nossas saudações cordiais aos ilustres convidados representantes dos organismos oficiais, Sr. Walter Franco, representante da ONU; Embaixador Gilberto Saboya, Secretário Nacional de Direitos Humanos do Governo Federal; e a Srª. Benedita da Silva, Vice-Governadora do Estado do Rio de Janeiro.
Agradecendo à magnífica reitora da UERJ, Nilcéia Freire, que mantém a tradição deste espaço sempre aberto à participação comunitária, gostaria - com a sua permissão - de saudar o corpo docente e discente e os funcionários da UERJ na pessoa do nosso companheiro João Costa Batista.

Finalmente, as mais calorosas saudações para os nossos convidados do exterior, Moshe More da Coalizão de ONG's Sul-Africanas: Amandla!

E Romero Rodrigues, do Mundo Afro Uruguai - Axé, meu irmão!

(mais: http://www.abdias.com.br/exilio/exilio.htm)

ATUAÇÃO PARLAMENTAR



Nas primeiras eleições após o regime de exceção, Abdias assume a cadeira de deputado federal, primeiro afro-brasileiro a defender no Congresso Nacional os direitos humanos e civis de sua gente.
Apresenta o primeiro projeto de lei propondo políticas públicas de igualdade racial, que chama de ação compensatória. Retoma a proposta da Convenção Nacional do Negro de 1946 e submete à apreciação o projeto de lei que define o racismo como crime de lesa-humanidade.
Atua de forma intensa pelo fim das relações do Brasil com o regime racista de apartheid na África do Sul e pela independência da Namíbia.
Participa da criação da Comissão do Centenário da Abolição da Escravatura, no Ministério da Cultura, e contribui para a transformação desta comissão em um órgão permanente do referido Ministério, a Fundação Cultural Palmares.
No Senado, reapresenta seu projeto de lei sobre ação compensatória e sugere criar uma ação civil pública contra atos de discriminação racial. Participa das primeiras reuniões de um bloco parlamentar negro em formação.

ATUAÇÃO COMO SENADOR

Em 1990, Abdias é eleito na chapa do PDT ao Senado pelo Rio, com Darcy Ribeiro e Doutel de Andrade. Em 1991, assume a cadeira no Senado e pouco depois é nomeado primeiro titular da Secretaria Extraordinária de Defesa e Promoção das Populações Afro-Brasileiras (SEAFRO) do Governo do Estado do Rio de Janeiro, criada pelo Governador Leonel Brizola. Em 1996, falece o senador Darcy Ribeiro e Abdias assume a cadeira de novo, exercendo o mandato de senador até 1999.
Abdias reapresenta no Senado seu projeto de lei sobre ação compensatória (PL 75/1997). Com duas propostas, procura estabelecer o princípio da reparação para o povo afrodescendente. A primeira cria uma ação civil pública contra atos e omissões de discriminação racial (PL 114/1997). A segunda estabelece sanções na contratação de serviços para o setor público contra empresas que cometem atos e omissões de discriminação racial (PL 73/1997).
Apresenta, ainda, emenda à Constituição Federal garantindo às comunidades remanescentes dos quilombos os mesmos direitos fundiários assegurados às populações indígenas (PEC 38/1997). Sugere a inscrição dos líderes da Conjuração Baiana, os mártires da Revolta dos Alfaiates, no Livro de Heróis da Pátria no Panteão da Liberdade e da Democracia, Praça dos Três Poderes, Brasília (PL 234/1997). Institui o Prêmio Cruz e Sousa, comemorativo do centenário da morte do poeta simbolista catarinense, preside os trabalhos do respectivo Concurso de Monografias (PR 126/1997), e publica livro com os respectivos documentos e textos.
Participa das primeiras articulações de uma frente parlamentar afro-brasileira.

PROJETOS DE LEI

1 - PROJETO DE LEI Nº 3.196 DE 1984
(Do Sr. Abdias do Nascimento)
2 - PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 58-A, DE 1983
Cria a Comissão do Negro; tendo parecer da Comissão de Constituição e Justiça, emitido em audiência, pela inconstitucionalidade.
(Projeto de Resolução nº 58, de 1983, a que se refere o parecer.)
3 - Indicação nº 17, de 1985
Sugere a manifestação da Comissão de Relações Exteriores sobre oportunidade da realização no Brasil de um Seminário Regional do Conselho das Nações Unidas para Namíbia ou de uma reunião do referido Conselho em nosso País.
Nos termos regimentais, solicito que a Comissão de Relações Exteriores se manifeste sobre a conveniência e a oportunidade do Governo brasileiro hospedar, em 1986, um seminário Regional promovido pelo Conselho das Nações Unidas para Namíbia, ou uma reunião do referido Conselho em nosso País.
4 - PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 1.550, DE 1983
Declara feriado nacional o dia 20 de novembro, aniversário da morte de Zumbi, e Dia Nacional da Consciência Negra, já celebrado pela comunidade afro-brasileira.
5 - Projeto de Lei nº 5.466, de 1985
Institui o "Dia Nacional da Empregada Doméstica", a ser comemorado anualmente a 27 de abril.
6 - PROJETO DE LEI Nº 3.765 DE 1984
(Do Sr. Abdias Nascimento)
Declara de utilidade pública a sociedade ILE ASIPÁ, sediada em Salvador - Bahia.
7 - PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 1.361, DE 1983
Manda erigir Memorial ao Escravo Desconhecido, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, Distrito Federal.
8 - PROJETO DE LEI Nº 1.661, DE 1983
Dispõe sobre o crime de lesa-humanidade: discriminar pessoas, individual ou coletivamente, em razão de cor, raça ou etnia.
9 - Indicação nº 15, de 1985
Sugere a manifestação da Comissão de Relações Exteriores sobre oportunidade do rompimento, pelo Brasil, de relações diplomáticas com a África do Sul.
10 - PROJETO DE LEI N.º 1.332, DE 1983

Mais: http://www.abdias.com.br/atuacao_parlamentar/atuacao_parlamentar.htm




PRÊMIOS E HONRARIAS

- Ordem do Rio Branco, no grau de Oficial, outubro de 2001.
- Prêmio UNESCO, categoria Direitos Humanos e Cultura de Paz, outubro de 2001.
- Prêmio Comemorativo das Nações Unidas por Serviços Relevantes em Direitos Humanos, Rio de Janeiro, novembro de 2003.
- Homenagem da Presidência da República aos 90 anos "do maior expoente brasileiro na luta intransigente pelos direitos dos negros no combate à discriminação, ao preconceito e ao racismo". Brasília, 21 de março de 2004.
- Prêmio de Reconhecimento 10 Years of Freedom - South Africa 1994-2004, do Governo da África do Sul, abril de 2004.

MAIS: http://www.abdias.com.br/biografia/biografia.htm
http://www.abdias.com.br/biografia/biografia.htm

Este texto é uma montagem com informações que podem ser conferidas nos sites indicados no corpo do texto.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Mara Lu: CAMPANHA: DOE UM LIVRO COLABORE COM A AÇÃO SOCIO-EDUCATIVA DA AQPAINE

Mara Lu: CAMPANHA: DOE UM LIVRO COLABORE COM A AÇÃO SOCIO-EDUCATIVA DA AQPAINE

O GOSTO AMARGO DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

No dia 01 de fevereiro de 2011 em um Município do interior da Bahia localizado no Território do Velho Chico (região de Bom Jesus da Lapa) um terreiro de Candomblé foi vítima do absurdo da intolerância religiosa. Um grupo de “Evangélicos” invadiu a casa do Pai de Santo – que vou chamar de “José” – homem muito íntegro, querido e respeitado na cidade pela sua fé e trabalho prestado. O “Pai José” estava com problemas de saúde e precisou ficar hospitalizado por alguns dias, no mesmo dia em que saiu do hospital, do alto de sua bondade e tolerância, ainda fragilizado pelo seu estado de saúde, abriu a porta de sua casa e se deparou com o grupo que se adentrou com pretexto de fazer uma oração de cura.
Segundo relato de testemunhas os mesmos agiram de maneira agressiva dizendo estarem ali por envio do Senhor para libertar o “Pai José” dos domínios de Satanás. Começar por arrancar as fitinhas do Bom Jesus e Senhor do Bomfim que ele tinha no braço em seguida arrombaram a porta da casa dos santos, espaço dedicados a preces e rituais e destruíram tudo que conseguiram até a chegada do sobrinho do “Pai José”. Os bens eram simbólicos e materiais, mas também de grande valor afetivo e histórico, eram imagens e objetos antigos passados de geração em geração seguindo a tradição do Candomblé. “Pai José” acabou por passar mal com toda aquela situação que precisou ser levado de volta para o hospital permanecendo em observação por algumas horas.
A comunidade chora e sofre com o “Pai José” esse fato lamentável que, apesar da a polícia ter sido acionada, não se tem noticias de como vai ficar a situação.

Até quando?

Será que Deus autoriza pessoas a agredir em seu nome?

Nota: O fato real. Por precaução, não foram citados o nome da cidade, da Igreja Evangélica e do Pai de Santo (Pai José é um nome fictício).

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

ÍNDICE DE REAJUSTE SALARIAL PARA PREFESSORES


ABAIXO-ASSINADO:
Os/as professores/ras da rede pública precisam de um reajuste de 61,78% nos seus salários. Assim o piso salarial dos professores passará de 1.024,00 para R$ 1.656,62.
Mesmo índice de reajuste dos senadores para os professores das redes públicas. É o mínimo dos mínimos para um/a professor/a. Vamos repassar!!!
Clic, no link, abaixo, leia, assine e divulgue com seus amigos e amigas.
Professores podem ter o mesmo reajuste salarial dos senadores
Os senadores Cristovam Buarque e Pedro Simon apresentaram hoje (16) projeto de lei estendendo o mesmo reajuste salarial concedido aos senadores para o Piso Salarial Profissional Nacional para os professores da educação básica das escolas públicas brasileiras.
Com o reajuste de 61,78% do aumento dos senadores, o piso salarial dos professores passará de 1.024,00 para R$ 1.656,62, valor MUITO inferior ao valor pago aos parlamentares a cada mês: R$ 26.723,13.
Para o senador Cristovam Buarque, a desigualdade salarial é substancial, talvez a maior em todo o mundo, com conseqüências desastrosas para o futuro do Brasil.
Na opinião do senador, a aprovação do reajuste de 61,78% para os professores da educação básica permitirá, ao Senado, uma demonstração mínima de interesse com a educação das nossas crianças e a própria credibilidade da Casa